segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Caos com ar nostálgico


Na segunda semana de setembro/2011 vivenciamos dias de caos por aqui: minha menina, minha companheirona Elgin Genius portátil decidiu dar um "tilt" (um biziu, uma ziquezira etc), bem em meio a uma encomendinha fofa de alguém muito doce e especial!
Esta máquina foi adquirida em 1998 (aqui eu conto um pouquinho dessa história). Desde então ela só foi na assistência técnica autorizada uma vez, graças ao carinho que tenho com ela! E foi num desses carinhos que ela me deixou na mão: aproveitei uma tarde de domingo para limpá-la e lubrificá-la como faço periodicamente e acabei puxando a alavanca de rebaixamento dos dentes (rebaixando-os), sem intenção. Ao terminar de cuidar dela, coloquei um tecidinho claro, abaixei a agulha sobre ele e desliguei tudo. Na segunda-feira à tardeeeeeee... fui fazer uma primeira costura para retirar o excesso de óleo e constatei, em pânico, que ela costurava mas o tecidinho não saía do lugar...
Putz! Que houve? Abri a máquina novamente, e com este meu olhar de "quem entende tudo de máquina de costura" (hehehehe!...) não consegui perceber nada de errado. Liguei pra uma casa de conserto que existe num bairro próximo ao meu e o mecânico disse que podia ter conserto ou não, uma vez que não existem mais peças pra este modelo no mercado. Pediu que eu a levasse no dia seguinte (terça) e em dois dias (terça e quarta) ele me daria resposta, depois precisaria de mais um dia (quinta) para consertá-la...
Impossível! Não daria tempo de concluir a encomenda! Ai, Papai! Liguei para a autorizada, no Centro de BH, e a fala foi a mesma: tudo indica que quebrou a alavanca de rebaixamento dos dentes (normalmente se rebaixa os dentes para fazer bordados, o que não é nosso caso)... não existem mais peças... dois dias para orçamento... um dia para conserto... Socorrooooooooooo!!!!!!!
Essa história acabou consumindo minha segunda-feira, sem solução aparente.
Na terça-feira à tarde, fomos pensar com mais calma sobre a situação, eu e mamãe. Era preciso achar uma solução para dar continuidade ao trabalho enquanto a minha menina estava no conserto! Foi quando lembramos da máquina da mamãe, aquela que me acompanhou nos meus primeiros pontos de costura! Claro!!!!!  

O móvel dela traz consigo as marcas profundas que o tempo lhe deixou. Os cupins fizeram morada na parte debaixo dele e as gavetinhas já nem existem mais. Mas a parte de cima do móvel é de uma madeira excelente e a máquina está óthema (hehe)! Hoje o seu pedal já não é mais utilizado e no seu lugar ela recebeu, há quase vinte anos, um motor elétrico. Ela passou recentemente por uma revisão e está funcionando super bem para as suas quase cinco décadas de vida! Dá-lhe qualidade!

Me emocionei muito ao dar os primeiros pontos nela, após tantos anos! As lembranças vieram à mente vivas e cheias de cores! Os tecidos coloridos e de lindas estampas que mamãe costurava para suas clientes me seduziram completamente na minha infância e são hoje uma de minhas grandes paixões! 

Final da história foi feliz: terminei a encomendinha, minha cliente linda ficou super satisfeita com os seus "carinhos de pano" e costurei feliiiiiiiiiiiiiiiz na máquina antiga da mamãe, que deu conta do recado super bem!

Não tem preço!!!!!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
Que bacana receber a sua visita!
Quer deixar um comentário aqui?
Fique à vontade...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...